As palavras do Síndico da Massa falida, em entrevista recente, são otimistas quando afirmado que as fazendas em grande parte serão vendidas ainda este ano. Respondendo a questionamentos feitos pelos nossos clientes, respondo que: na minha opinião acredito sim na possibilidade de ser reiniciado o processo de venda judicial em breve, porém, não se dispõe de tempo suficiente neste ano para conclusão das vendas, considerando-se que já estamos caminhando para o ultimo trimestre.
Acredito sim, que está ocorrendo um esforço muito grande por parte de todos os envolvidos e com interesse na conclusão destes trabalhos, para que as vendas realmente sejam reiniciadas, e realizadas o mais breve possível. Espera-se que as vendas sejam autorizadas, estejam ou não as áreas a serem vendidas, desocupadas pelos arrendatários.
Por outro lado além do destaque do serviço de auditoria que está em andamento, , a tramitação vem sendo considerada normal, tendo em vista que além de tantos outros assuntos de cunho processual que vem sendo apreciados no dia a dia forense, também continuam sendo julgados em cada expediente, as impugnações e habilitações de créditos apresentadas ao quadro parcial publicado.
Para se ter uma idéia, temos petição protocolada que ainda não foi autuada, isto significa que está no cartório parada aguardando o momento para ser dado o primeiro andamento oficial devido, e somente após a conclusão de todos os julgamentos é que será feita a publicação e homologação do quadro geral de credores, que trará de forma pormenorizada a relação de todos os credores com seus valores já atualizados definitivamente.
Vendidas as fazendas e arrecadado o valor de sua alienação, só restará partilhar as importâncias entre os credores, uma vez pagos os créditos fiscais e trabalhistas. Com relação a valores, somente se terá uma idéia mais precisa quando for alinhado o ativo e passivo após conclusão da pericia, e mais adiante, uma posição mais clara, após publicação do quadro geral de credores.
Continuamos empenhados com muita determinação e vontade profissional, para o desfecho da questão da melhor forma possível.
Com minha consideração e respeito
Valdir Antonio Ponchio
advogado